Crescimento da economia da França é nulo pelo 2º trimestre consecutivo

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h24

Paris, 23 set (EFE).- A economia francesa permaneceu estagnada no segundo trimestre do ano, da mesma forma que no primeiro, informou nesta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística da França (INSEE) em comunicado.

Os resultados detalhados pelo organismo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) entre os meses de abril e junho confirmam o que foi antecipado em meados de agosto, o que levou o governo a reconhecer que a França não cumprirá seus objetivos de crescimento e déficit em 2014.

As exportações, que tinham avançado 0,6% no primeiro trimestre, se desaceleraram com uma alta de 0,1%, enquanto as importações diminuíram quatro décimos, até 0,4%.

No total, o comércio exterior teve um impacto negativo de 0,1 ponto no PIB do segundo trimestre, acrescentou o INSEE em seu comunicado.

Por sua parte, a despesa de consumo dos particulares evoluiu em alta, com um aumento de 0,4% após o descenso anterior de 0,6%, mas a formação bruta de capital fixo (o investimento) prosseguiu sua tendência de baixa, de -0,9% a -1,1%.

Já a produção de bens se contraiu 0,1%, após o avanço de 0,2% do trimestre anterior, acrescentou o INSEE, segundo o qual, no conjunto do ano, a França acumula um crescimento de 0,3%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.