Crise na Crimeia: EUA ampliarão presença de caças na Polônia

  • Por Agencia EFE
  • 10/03/2014 18h44

Washington, 10 mar (EFE).- O Pentágono prepara o envio de vários caça de combate F-16 para seu destacamento aéreo da Polônia para reforçar as fronteiras orientais da Otan perante a crise na Crimeia, que tropas pró-russas ocupam militarmente.

Os Estados Unidos já enviaram uma missão avançada de soldados a seu destacamento aéreo em uma base aérea de Lask, ao sudoeste de Varsóvia, e espera concretizar com as autoridades polonesas o número final de caças que enviará.

O porta-voz do Pentágono Steve Warren disse hoje que o secretário de Defesa, Chuck Hagel, falou no domingo com o ministro da Defesa polonês, Tomasz Siemoniak, para tratar o desdobramento, que requereria o envio de 300 militares americanos.

Os EUA têm uma dezena de militares da Força Aérea na base de Lask para auxiliar no desdobramento rotativo de caças de maneira temporária.

Warren explicou que o aumento do destacamento está estipulado, “mas não há decisão final sobre os números”, embora o governo polonês tenha antecipado que rondará 12 caças adicionais procedentes da base aérea americana em território alemão de Spangdahlem.

O reforço do destacamento aéreo da Polônia se soma ao envio na quinta-feira passada de seis caça F-15 e 60 soldados para aumentar a capacidade da missão de vigilância aérea da Aliança Atlântica (Otan) na Lituânia.

“Fazemos isso para assegurar a nossos aliados que estaremos prontos para ajudar-lhes, deve ficar claro que os Estados Unidos sempre estarão de seu lado”, disse Warren à imprensa no Pentágono.

A Rússia está realizando manobras militares na fronteira com a Ucrânia e tropas russas tomaram o controle militar da península da Crimeia, desde que o Parlamento ucraniano decidiu nomear um novo Executivo favorável a consolidar laços com a União Europeia (UE). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.