Cristina anuncia alta das aposentadorias às vésperas de eleições na Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 17h59

Buenos Aires, 5 ago (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou nesta quarta-feira um aumento das aposentadorias, uma medida tomada faltando apenas cinco dias para as eleições primárias que definirão os candidatos à presidência do país.

A alta anunciada pela presidente, de 12,49%, estabelece uma aposentadoria mínima de 4.299 pesos (US$ 467) e a média em 7.761 pesos (US$ 843), a partir de setembro.

A segunda e última atualização dos valores, exigida por lei, se soma à aprovada em março, colocando o aumento anual das aposentadorias em 33% neste ano.

A presidente, em um discurso realizado na Casa Rosada e transmitido pela televisão, rejeitou as críticas da oposição, que afirmou que a medida é eleitoreira e viola a proibição imposta pela legislação eleitoral sobre anúncios que podem ter influência na votação 15 dias antes do pleito.

“Não estou fazendo nenhum anúncio estranho. Só cumpro o que diz a lei”, disse Cristina, detalhando os meses nos quais o aumento deve ser aplicado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.