Cristo Redentor “renasce” 2 dias antes da final da Copa

  • Por Agencia EFE
  • 11/07/2014 13h57

Rio de Janeiro, 11 jul (EFE).- O Cristo Redentor, a maior atração turística do Rio de Janeiro e que foi submetido a obras nos últimos seis meses, foi apresentado totalmente restaurado nesta sexta-feira, a dois dias da final da Copa do Mundo que a cidade abrigará no Maracanã.

As obras de restauração do monumento foram entregues nesta sexta-feira em um ato com a participação do arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Orani João Tempesta, que rezou uma missa na capela do Cristo Redentor e abençoou os trabalhos.

A restauração foi necessária depois que o impacto de um raio em janeiro deste ano danificou parte da cabeça e mão direita da estátua, que agora conta com um novo sistema de pararraios.

O Corcovado, considerado uma das sete maravilhas do mundo atual, já foi reparado em outras três ocasiões e esta última obra teve um custo de R$ 1,9 milhão, fornecidos integralmente por uma empresa privada.

Após uma tempestade ocorrida no início de 2014, a figura do Cristo Redentor sofreu deteriorações no dedo polegar, índice e médio da mão direita, assim como em quatro pontos da cabeça, e as obras de restauração do monumento duraram mais de cinco meses e nelas trabalharam mais de 40 pessoas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), o monumento recebe o impacto de entre três e cinco raios por ano.

Clezi Thadeu, engenheiro encarregado da reparação do monumento, disse à Agência Efe que “o sistema de proteção foi melhorado” para que a figura do Cristo Redentor não seja tão afetada pelas próximas descargas elétricas.

O padre Omar Raposo, que dirige o santuário situado aos pés do Cristo, explicou que o governo não forneceu os fundos para as obras porque “é uma propriedade privada da igreja”, motivo pelo qual ela teve que negociar uma empresa privada para conseguir o dinheiro necessário para a restauração.

Como contrapartida por sua contribuição econômica, a marca italiana Pirelli poderá usar a imagem do Cristo Redentor com fins corporativos durante três anos, embora deverá receber uma aprovação prévia por parte da arquidiocese do Rio de Janeiro.

Mais de 300 mil turistas visitaram o Corcovado durante o Mundial e a muitos chamou atenção a campanha “Olhar do Cristo”, na qual são colocadas no perfil da rede social Facebook fotos tiradas pela própria estátua.

“É interessante. O que ocorria antes era que os turistas chegavam aqui e faziam a foto do Cristo e, agora, é ele quem tira a foto”, assegurou Raposo sobre a campanha lançada nas redes sociais através da qual buscam “atrair mais gente”, disse.

O reitor do santuário também acrescentou que “se Cristo estivesse hoje aqui, como há 2.000 anos, ele usaria estas tecnologias”.

Na rede social Twitter está sendo realizada uma votação por ocasião da final da Copa do Mundo do próximo domingo na qual os usuários poderão escolher as cores, entre os da bandeira argentina ou os da alemã, com as quais o monumento será iluminado durante a partida. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.