Cuba e EUA iniciam primeira reunião após restabelecimento de relações

  • Por Agência EFE
  • 21/01/2015 13h48

Delegações dos governos de Cuba e Estados Unidos iniciaram nesta quarta-feira, no Palácio de Convenções de Havana, a primeira reunião após o anúncio do restabelecimento de suas relações diplomáticas, cuja pauta tem como foco o tema da imigração.

A representação cubana é liderada pela diretora para os EUA de seu Ministério das Relações Exteriores, Josefina Vidal Ferreiro, e à frente da delegação americana está o secretário assistente adjunto para a América Latina do Departamento de Estado, Edward Alex Lee.

Vidal e Lee já lideraram as últimas rodadas do diálogo migratório, que até o restabelecimento de laços diplomáticos era o principal fórum oficial de contatos que Estados Unidos e Cuba mantinham nos últimos anos.

Está previsto que, ao término desta reunião, representantes de cada delegação ofereçam um relatório à imprensa sobre os assuntos tratados durante o dia.

Amanhã, as partes começarão a debater temas políticos e diplomáticos, com a reabertura de embaixadas como assunto prioritário.

Nestas reuniões, Cuba espera sustentar um diálogo “sério e construtivo” com os Estados Unidos, segundo fontes da Chancelaria cubana.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.