Cúpula da União Europeia para distribuição de cargos termina sem definições

  • Por Agencia EFE
  • 16/07/2014 21h23
  • BlueSky

Bruxelas, 17 jul (EFE).- Os líderes europeus concluíram nesta quarta-feira sua cúpula extraordinária sem conseguir um acordo sobre a repartição dos cargos nas instituições comunitárias, e decidiram reunir-se de novo em 30 de agosto.

“É uma pena, mas não é dramático” que a reunião tenha terminado sem ter decidido os nomes que tomarão o bastão da presidência permanente do Conselho Europeu e do Alto Representante para a Política Externa, informou o atual presidente do Conselho, Herman van Rompuy.

O presidente do Conselho acrescentou que os países seguirão negociando para conseguir o consenso sobre os nomes e que se reunirão de novo no próximo dia 30 de agosto.

Van Rompuy explicou que, apesar das conversas telefônicas e das reuniões que teve na semana passada, “não chegamos ao momento de alcançar um consenso” sobre essas nomeações.

Antes de começar a cúpula, alguns dos líderes já rebaixaram as expectativas para conseguir nesta ocasião um acordo sobre as nomeações do Alto Representante da Política Externa e de Segurança Comum da UE e do próximo presidente do Conselho Europeu, assim como o do Eurogrupo.

A chanceler alemã, Angela Merkel, antecipou que seria necessária uma “discussão mais ampla” entre os líderes comunitários sobre este assunto.

“Para colocar-se de acordo sobre os nomes de postos muito importantes frequentemente se necessita tempo. Fui responsável pela formação de governos, e lhes posso assegurar que isso não se faz em um dia”, disse Van Rompuy.

“É normal que neste tipo de operações delicadas não se chegue a um acordo na primeira tentativa”, enfatizou o político belga. EFE

emm/rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.