Curdos expulsam EI de Suluk, importante cidade no norte da Síria

  • Por Agencia EFE
  • 14/06/2015 08h45

Cairo, 14 jun (EFE).- Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) se retiraram neste domingo de uma importante cidade na província de Al Raqqah, seu bastião na Síria na fronteira com a Turquia, após permanecerem cercados dois dias pelos milicianos curdos.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que as milícias curdo-sírias Unidades de Proteção do Povo, apoiadas por aviões da coalizão internacional e brigadas rebeldes, entraram em Suluk.

Os combatentes curdos começaram a desativar os artefatos explosivos colocados em diversos pontos da cidade pelos jihadistas.

As Unidades de Proteção do Povo conseguiram ontem entrar no setor oriental de Suluk, mas tiveram que recuar por causa do grande número de bombas e minas.

Com esta nova conquista, as forças curdas ampliaram as áreas sob seu controle desde o sudeste da cidade de Tel Temr, ao sudoeste de Ras al Ain, até cinco quilômetros ao sudeste da cidade de Tel Abiad.

O rápido avanço curdo foi coberto por um intenso bombardeio dos aviões da coalizão internacional, e coincidiu com o deslocamento de centenas de famílias para a cidade de Al Raqqah, capital da província homônima.

Além disso, outras pessoas chegaram à fronteira com a Turquia, fugindo dos combates e dos ataques aéreos, onde muitos ficaram presos sem conseguirem atravessar ao país vizinho.

Ontem, as Unidades de Proteção do Povo Curdo e brigadas rebeldes avançaram até 10 quilômetros ao sudeste de Tel Abiad, o cruzamento mais importante entre Al Raqqah e o território turco. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.