Deputados franceses aprovam lei que autoriza a sedação terminal

  • Por Agencia EFE
  • 17/03/2015 14h12

Paris, 17 mar (EFE).- Os deputados franceses aprovaram nesta terça-feira a lei que autoriza a sedação “profunda e contínua” dos doentes terminais, considerada por alguns setores como um passo rumo à legalização da eutanásia.

A lei passou por 436 votos a favor, 34 contra e 83 abstenções, um amplo apoio que mostra o consenso com o qual o texto foi combinado entre os dois partidos majoritários da câmara, o Partido Socialista (PS) e os conservadores da UMP.

A nova norma, que ainda será debatida no Senado, autoriza os médicos a sedarem os pacientes em fase terminal que solicitarem o processo enquanto os tratamentos são interrompidos e aguardam a morte.

Esse foi um dos pontos mais polêmicos do texto, já que os contra a eutanásia afirmam que a interrupção de alimentação e hidratação provoca sofrimento ao paciente.

Outra novidade da lei é que passa a ser obrigatório o cumprimento do chamado testamento vital, no qual todas as pessoas podem deixar por escrito o que acham que deve ser feito caso entrem em fase terminal e não estejam em condições de se pronunciar nessa etapa.

Até então, o testamento deveria ser levado em conta pelos médicos, mas seu cumprimento não era obrigatório.

A lei, que conta com grande apoio popular, segundo recentes pesquisas divulgadas, passará a ser debatida no Senado, onde está previsto que seja aprovada antes do verão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.