Deputados parte para a briga no parlamento do Irã após discurso reformista
Teerã, 11 jan (EFE).- Os deputados do parlamento do Irã chegaram hoje às vias de fato depois do protesto do deputado Ali Motahari contra a prisão domiciliar dos dois candidatos presidenciais reformistas que não reconheceram os resultados eleitorais de 2009, Mir Hussein Mussavi e Mehdi Karrubi.
Motahari apontou a ilegalidade da prisão domiciliar de Mussavi e a sua esposa, Zahra Rahnavard, e Karrubi, o que provocou gritos de “morte sedicioso” dos deputados que interromperam o discurso e se aproximaram da tribuna onde ele discursava, informou a agência local iraniano de notícias “Fars”.
O “enfrentamento físico” e os golpes entre Motahari e os deputados começaram quando um grupo se aproximou para obriga-lo a descer da tribuna.
O discurso foi interrompido pelo vice-presidente da câmara, Mohamad Abutorabi-Fard, que dirigiu hoje a sessão, retransmitida pela televisão.
Abutorabi-Fard disse que a justiça iraniana tratou Mussavi e Karrubi com “misericórdia islâmica” e ressaltou que “seguramente se a vontade do sistema não fosse compassiva seriam tratados de outra forma”.
Após o enfrentamento os jornalistas foram obrigados a deixar a Assembleia, que continuou a sessão a portas fechadas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.