Desemprego na Região Metropolitana de SP cai para 13,9% em dezembro, diz Seade

  • Por Agência Estado
  • 27/01/2016 11h21
O governador Geraldo Alckmin durante a entrega das obras de ampliação e modernização do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) da Estação Brás do Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Data: 13/01/2015. Local: São Paulo/SP. Foto: Edson Lopes Jr/A2AD Edson Lopes Jr/A2AD emprego

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) recuou levemente para 13,9% em dezembro, depois de ficar em 14,1% em novembro, “em movimento típico para o período”, revela a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira, 27, pela Fundação Seade. A instituição destaca que, desta forma, a taxa de desemprego permanece “em relativa estabilidade” pelo terceiro mês consecutivo. Em dezembro de 2014, a taxa estava em 9,9%.

No mês passado, o total de desempregados foi estimado em 1,550 milhão de pessoas, 24 mil a menos do que em novembro. Esse resultado se deve à relativa estabilidade de 0,1% do nível de ocupação, em decorrência da geração de 12 mil postos de trabalho, tendência que foi reforçada pela saída de outras 12 mil da força de trabalho da região, o que representa um encolhimento de 0,1% na População Economicamente Ativa (PEA).

Sob a ótica setorial, o avanço do nível de ocupação decorreu da geração de 30 mil postos de trabalho na Indústria de Transformação (+2,0%), de 10 mil vagas na Construção (+1,5%) e de 2 mil postos no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (+0,1%). Entre novembro e dezembro, apenas o setor de Serviços eliminou vagas, com 12 mil vagas a menos (-0,2%).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.