Destroços de foguete espacial caem sobre uma casa na China
Pequim, 28 ago (EFE).- Uma casa no norte da China sofreu graves danos após ser atingida por destroços de um foguete espacial lançado poucos minutos antes de uma base próxima, informou a televisão estatal “CCTV” nesta sexta-feira.
O acidente aconteceu na noite da quinta-feira, nove minutos depois de o programa espacial chinês ter colocado em órbita o satélite de controle remoto e vigilância de campos de cultivo Yaogan-27 no centro de lançamentos espaciais de Taiyuan, na província de Shanxi, no norte do país.
Embora o lançamento tenha sido bem-sucedido, partes do foguete propulsor se desprenderam e atingiram uma casa próxima na pequena cidade de Ankang, e abriram um grande buraco no telhado e em um dos quartos, mas não causou vítimas.
A peça metálica, de forma cônica, com aproximadamente um metro e meio de altura, se assemelha a um projétil de grande calibre.
A peça pertence a um foguete plataforma de lançamento “Longa Marcha 4C”, utilizado habitualmente pela China para suas missões espaciais.
Não é a primeira vez que fragmentos de foguetes causam danos em edifícios em localidades próximas à órbita de lançamento das missões chinesas, e por isso os engenheiros espaciais do país têm trabalhado em novos propulsores, fabricados com materiais menos perigosos e mais recicláveis.
O governo chinês cogita indenizar as vítimas deste tipo de acidente, mas por enquanto não foram relatados feridos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.