Diretora do “Le Monde” anuncia demissão

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2014 09h53

Paris, 14 mai (EFE).- A diretora do principal jornal francês, “Le Monde”, Natalie Nougayrède, anunciou nesta quarta-feira que apresentou sua carta de demissão, uma semana depois que sete dos 11 redatores-chefe do jornal deixaram seus cargos, por discordar de sua gestão e da linha editorial.

O anúncio foi feito no fim do prazo estabelecido pelos funcionários para mediar com a direção e conseguir mudanças na maneira de guiar a publicação, que este ano comemora seu 70º aniversário.

Em comunicado à imprensa francesa, Nougayrède, que assumiu o cargo em março de 2013 após a morte repentina de Erik Izraelewicz por infarto, indicou que não dispõe dos recursos para seguir exercendo suas funções.

Na origem do conflito está o desacordo sobre a fórmula para a edição em papel e um plano de mobilidade interna aparentemente não pactuado, que prevê a supressão de 57 postos dessa redação e redistribuição interna, principalmente na seção digital.

Nougayrède, de 48 anos, antiga correspondente em Moscou e correspondente diplomática, chegou à direção do diário com um apoio majoritário, de 79,98% da redação, mas desde então é criticada por uma gestão “solitária”.

Seus dois assistentes, Vincent Giret e Michel Guerrin, se somaram na semana passada às demissões em série, abandonando o cargo na sexta-feira passada, em plena crise no rotativo.

“Diante a revolta dos redatores chefe, (…) Nougayrède decidiu sair”, publicou no dia o concorrente “Le Figaro”, enquanto o site de pesquisa “Mediapart” afirmou que, aparentemente, os três acionistas do jornal (Pierre Bergé, Xavier Niel e Matthieu Pigasse) não foram consultados na hora de tomar a decisão.

Está previsto, segundo os veículos de imprensa, que a Sociedade dos Redatores de Le Monde se reúna nesta tarde com os acionistas, e que, como definem os estatutos do jornal, seja nomeado um diretor interino o mais rápido possível, até que se decida o nome do novo responsável. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.