Dirigente do esquerdista Meretz renuncia após eleições em Israel

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 06h29

Jerusalém, 18 mar (EFE).- As eleições gerais realizadas ontem em Israel já provocaram a primeira vítima, neste caso o dirigente do partido de esquerda Meretz, Zahava Gal-On, que anunciou na manhã desta quarta-feira sua renúncia após o mau resultado obtido.

“Assumo a responsabilidade pelo pobre resultado obtido e apresento minha renúncia como dirigente do partido”, foram as palavras de Gal-On ao anunciar sua saída, segundo informa a imprensa local.

Com 99% dos votos apurados, a legenda de esquerda israelense obteve quatro dos 120 deputados do parlamento, dois a menos que na legislatura anterior.

O dirigente considerou que uma grande parcela de seus eleitores tradicionais apoiou à plataforma liderada pelo dirigente trabalhista, Isaac Herzog, com o objetivo de impedir que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, revalidasse um novo mandato à frente da chefia do governo israelense.

“Acho que os eleitores do Meretz quiseram que Netanyahu fosse para a casa”, explicava Gal-On ontem à noite ao “Canal 2” da televisão local.

Netanyahu se proclamou vencedor do pleito realizado ontem em Israel com um total de 30 cadeiras, seis na frente da plataforma de centro-esquerda União Sionista, liderada por Herzog, o que lhe permitirá formar um governo com grupos direitistas e ultra-ortodoxos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.