Dissidência cubana diz que só tem conhecimento de 38 presos libertados

  • Por Agencia EFE
  • 12/01/2015 14h27
  • BlueSky

Havana, 12 jan (EFE).- A dissidência cubana afirmou nesta segunda-feira que, por enquanto, só tem conhecimento da libertação de 38 presos políticos desde quarta-feira passada, em um processo sobre o qual o governo de Cuba não deu até agora nenhuma informação.

Fontes do governo dos Estados Unidos disseram hoje que Cuba já cumpriu com sua promessa de libertar 53 presos políticos, feita como parte do acordo com Washington para normalizar as relações entre ambos os países.

Em Havana, grupos dissidentes como a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN) e a União Patriótica de Cuba (Unpacu) só confirmaram até agora 38 libertações desde quarta-feira passada, segundo disseram à Agência Efe os líderes dos dois grupos, Elizardo Sánchez e José Daniel Ferrer, respectivamente.

O presidente da CCDHRN, organização que contabiliza há anos o número de presos políticos na ilha, explicou que, segundo seus registros, foram realizada cinco libertações na quarta-feira e 33 no dia seguinte.

O processo de soltura começou apesar da lista oficial de prisioneiros não ter sido divulgada publicamente.

O governo de Cuba não forneceu nenhuma informação até o momento sobre o processo e os únicos dados conhecidos na ilha sobre as libertações foram divulgados por grupos dissidentes. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.