Divulgado novo vídeo de morte de homem negro por policial branco nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2015 23h12

Washington, 9 abr (EFE).- As autoridades da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, divulgaram nesta quinta-feira um novo vídeo que mostra os minutos prévios aos disparos realizados por um policial branco que mataram o afro-americano Walter Scott no último sábado.

O vídeo, de cerca de quatro minutos de duração, foi gravado do interior do veículo no qual patrulhava o agente Michael Slager, autor dos disparos, e nele se vê como este ordena a Scott que se detenha porque o veículo que conduzia estava com a luz do freio queimada.

Uma vez que ambos veículos estão parados, Slager se aproxima do automóvel, pede a documentação a Scott e retorna a seu veículo, após o que Scott sai do carro e o agente lhe ordena que volte para dentro dele.

Scott obedece em um primeiro momento, mas depois abre a porta do veículo e escapa correndo, após o que o agente sai em sua perseguição.

Ao contrário do vídeo divulgado na terça-feira, nesta nova gravação, divulgada pela Divisão de Forças da Lei da Carolina do Sul, não se veem os disparos, já que a ação fica fora do campo da câmera, situada o tempo todo dentro do veículo.

O agente Michael Slager, de 33 anos e raça branca, compareceu ontem perante o juiz, um dia após ser detido pela morte de Scott.

O vídeo no qual se mostra a morte de Scott foi gravado com um telefone celular e foi vital para que as autoridades atuassem imediatamente contra Slager, que está detido sem possibilidade de fiança por assassinato, delito que na Carolina do Sul pode ser castigado com a pena de morte.

No vídeo é possível ver o policial disparando oito vezes pelas costas de Scott, que corre e finalmente cai ferido mortalmente no chão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.