Doria encomenda novo projeto urbanístico para a cracolândia

  • Por Estadão Conteúdo
  • 19/01/2017 13h29
Rovena Rosa/Agência Brasil Prefeito de São Paulo João Doria Jr. - ABR

A gestão João Doria vai encomendar um novo projeto urbanístico para a cracolândia. Segundo já afirmou o prefeito de São Paulo, a ideia é firmar uma parceria com a iniciativa privada para revitalizar o perímetro hoje dominado por traficantes e usuários, entre a Rua Helvétia, o Largo Coração de Jesus e as Alamedas Piracicaba e Dino Bueno. Esse quadrilátero deverá receber prioridade dentro de uma ação maior, prevista para todo o centro da cidade.

O responsável pelo trabalho será o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que participou da elaboração do Nova Luz – concessão urbanística projetada pela gestão Serra-Kassab que não vingou. Lançado em 2005, o projeto delegava ao setor privado o direito de desapropriação, regra questionável do ponto de vista jurídico

O novo modelo ainda não está definido. A equipe de Doria avalia se propõe uma reformulação completa da Operação Urbana Centro, considerada fracassada, ou investe em projetos menores, específicos, como pequenas concessões urbanísticas. Na última semana, o tucano afirmou que a revitalização urbana da cracolândia é um dos pilares do Redenção, futuro programa de combate ao crack que lançará em dois meses.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.