Jovem Pan
Publicidade

Dos estudantes estrangeiros nos EUA, 75% são asiáticos e, 5%, sul-americanos

Washington, 7 mai (EFE).- Ao todo, 75% dos pouco mais de 1 milhão de estudantes de outros países nos Estados Unidos são asiáticos, com 38% do total da China, enquanto os procedentes da América do Sul representaram 5%.

Publicidade
Publicidade

Os números, correspondentes ao primeiro trimestre do ano, indicam que 762.198 estudantes de programas acadêmicos, vocacionais ou de intercâmbio chegaram aos Estados Unidos da Ásia, o chama atenção para o inesgotável interesse de países como a China, a Coreia do Sul e a Índia pela educação internacional e concretamente pelas universidades americanas.

A presença dos estudantes asiáticos é especialmente alta nos cursos de biologia, engenharia e matemática, com uma incidência de 85% dos estudantes internacionais procedentes da Ásia.

Entre janeiro e abril, 48.356 estudantes procedentes da América do Sul ingressaram em universidades americanas, 4% a mais que o trimestre anterior, enquanto o número dos do México, América Central e Canadá baixou 1%, até os 68.204 estudantes.

Os dados em termos gerais mostram que o fluxo de estudantes asiáticos aumentou 3% em relação aos três últimos meses de 2012, uma alta superada apenas pelos 4% da África, que no entanto teve pouco mais de 46 mil estudantes.

Os maiores crescimentos por país foram registrados na Arábia Saudita, com um aumento de 10%, para 72.223, e na Índia, de 8%, para 113.813 estudantes.

Os dez países à frente da concessão de vistos para estudar no país foram, nessa ordem, China, Índia, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Canadá, Japão, Taiwan, Vietnã, México e Brasil.

A maioria dos estudantes estrangeiros elege como destino as universidades da Califórnia (169.534), Nova York (117.149) e Texas (71.534).

As universidades mais procuradas são a Universidade do Sul da Califórnia, a Purdue, a de Illinois, a de Nova York e a de Columbia. EFE

Publicidade
Publicidade