Duas grandes facções islamitas da Síria anunciam fusão

  • Por Agencia EFE
  • 23/03/2015 07h31

Beirute, 23 mar (EFE).- Duas importantes facções islamitas da Síria, o Movimento Islâmico dos Livres de Sham (Levante) e os Falcões de Sham, se fundiram para unir esforços em sua luta contra o regime de Bashar al Assad, informou a Frente Islâmica nesta segunda-feira pelo Twitter.

A Frente Islâmica, principal aliança armada islamita da Síria, integrada também pelo Movimento Islâmico dos Livres de Sham, fez o anúncio em um tweet e divulgou um vídeo doss grupos.

Na gravação, um porta-voz das duas facções explicou que se uniram para “unificar suas fileiras e discurso, e dar estabilidade na via da revolução, assim como o trabalho para derrubar o regime criminoso de Bashar al Assad”.

O novo agrupamento surgido desta fusão terá o nome da primeira das duas facções, ou seja, Movimento Islâmico dos Livres de Sham, embora seu braço armado seja denominado Batalhões dos Falcões de Sham.

Os também chamados Livres de Sham é uma das principais organizações rebeldes, de ideologia salafista, dentro da Síria.

Sua cúpula ficou acéfala no início de setembro depois de um atentado em Ram Hamedan, na província de Idlib, com a morte de seu então líder, Hassan Aboud, junto com outros 27 membros do grupo.

Aboud foi substituído por Hashim al Sheikh.

Os Falcões de Sham são uma organização especialmente ativa em Idlib, que perderam peso com o passar do tempo para outros grupos como a Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.