Economia brasileira cresceu 1,26% em janeiro

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2014 11h23

Rio de Janeiro, 14 mar (EFE).- A economia brasileira iniciou o ano acelerada, com um crescimento de 1,26% em janeiro em relação a dezembro, segundo o índice IBC-Br, divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central, e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que o Banco Central utiliza para tentar antecipar o comportamento do PIB, registrou em janeiro um crescimento de 0,93% comparado ao mesmo mês do ano passado.

Nas duas comparações, o crescimento ficou acima das projeções média realizadas pelos economistas para o mês.

O indicador já tinha registrado em dezembro um crescimento do 1,4% na comparação com novembro, e o resultado de janeiro confirmou a tendência de aceleração da economia brasileira.

De acordo com o BC, a economia brasileira, pelo indicador prévio, acumulou um crescimento do 2,29% nos últimos doze meses até janeiro.

Apesar do indicador utilizado pelo Banco Central ter marcado o crescimento da economia ano passado em 2,52%, a expansão terminou sendo de 2,3%.

Em 2012 o indicador prévio igualmente registrou um crescimento maior do que o finalmente alcançado pelo país. O BC previu uma expansão de 1,6%, mas a economia apenas cresceu um 1%.

Apesar do bom resultado do indicador prévio em janeiro, os analistas do mercado financeiro brasileiro projetam para este ano um crescimento de 1,7%, o que configuraria uma desaceleração.

Após ter registrado uma expansão de 7,5% em 2010, o crescimento da economia brasileira foi de 2,7% em 2011, 1% em 2012 e de 2,3% em 2013. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.