Economia tem previsão de retração de 1,45%, segundo analistas do mercado

  • Por Agencia EFE
  • 22/06/2015 11h05

Brasília, 22 jun (EFE).- Os analistas do mercado financeiro voltaram a reduzir as previsões para a economia brasileira e agora calculam uma retração de 1,45% neste ano, frente à queda de 1,34% que esperavam na semana passada, informou nesta segunda-feira o Banco Central.

A projeção aparece no Boletim Focus, publicação semanal do Banco Central na qual publica a opinião de 100 de analistas do mercado financeiro privado sobre o estado da economia nacional.

As novas previsões dos analistas superam as do governo, que, embora admita que a economia brasileira diminuirá em 2015, aponta para uma contração de 1,20%.

Os analistas consultados pelo Boletim Focus também aumentaram suas previsões para a inflação, que na semana passada situavam em 8,79% para este ano e agora elevaram a 8,97%.

Apesar dessas previsões e de reconhecer a pressão que existe sobre os preços, o governo insiste que a inflação deste ano se manterá dentro da meta oficial, que contempla uma taxa máxima de 6,5%.

Na sexta-feira passada, o próprio Banco Central informou que a atividade econômica no Brasil contraiu 0,84% em abril com relação a março, acumulando uma queda de 2,23% nos primeiros quatro meses do ano.

O chamado Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que o Banco Central considera como uma medição prévia do Produto Interno Bruto (PIB), indicou que a contração anual até abril chegou a 1,38%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.