Jovem Pan
Publicidade

Abramat: indústria de materiais de construção tem 1ª alta nas vendas desde 2014

Indício de recuperação econômica impulsionou confiança dos empresários pelo quinto mês consecutivo

As vendas da indústria de materiais de construção no País em setembro cresceram 0,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar de o avanço ainda ser leve, essa é a primeira alta registrada pelo setor desde fevereiro de 2014, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat). Já no acumulado do ano, a indústria teve queda de 5,3% nas vendas, enquanto nos últimos 12 meses a baixa é de 7,1%.

Publicidade
Publicidade

Segundo o presidente da Abramat, Walter Cover, o resultado de setembro foi positivo graças às vendas da indústria para o varejo, que têm mostrado crescimento. Já a comercialização de materiais para a construção de prédios residenciais e comerciais, além de obras de infraestrutura, seguem em baixa.

“A recuperação será gradual, uma vez que persistem as principais causas da baixa demanda, ou seja, desemprego alto, crédito dificultado, juros elevados e baixa atividade de novas edificações e de obras de infraestrutura”, ponderou Cover. Pelas estimativas da Abramat, as vendas do setor deverão encerrar o ano com queda de 5%.

O levantamento mostrou também que setor continua cortando vagas de emprego. A quantidade de pessoas empregadas na indústria de materiais caiu 5,1% em setembro e recuou 6,1% no acumulado do ano.

Publicidade
Publicidade