Belém deve receber 10 mil visitantes durante a Cúpula da Amazônia

São aguardadas delegações de pelo menos oito países sul-americanos que integram a região amazônica, além do presidente dos Emirados Árabes, país que sediará a Cop28

  • Por Brasília
  • 31/07/2023 15h09 - Atualizado em 31/07/2023 15h10
Bruna Brandão/MTUR A cidade de Belém Cúpula da Amazônia será realizada em Belém entre os dias 8 e 9 de agosto

A Cúpula da Amazônia, que acontece entre os dias 8 e 9 de agosto em Belém, capital do Pará, deverá receber pelo menos 10 mil pessoas na cidade, de acordo com estimativas da prefeitura, para definir a agenda de debates da Conferência do Clima das Nações Unidas, COP28, que será realizada nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano. São aguardadas delegações de pelo menos oito países sul-americanos que integram a região amazônica. O evento também servirá para a realização da IV Reunião de Presidentes dos Estados Parte no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Devido à sede da COP28, uma das presenças mais aguardadas é o presidente do país árabe, Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Além dele, são aguardados os chefes de Estado da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Também são esperados representantes da República Democrática do Congo e Indonésia, países que contam com grandes reservas de florestas tropicais. De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a intenção do encontro é organizar a agenda de debates que será levada à COP28. “O que queremos é dizer ao mundo o que vamos fazer com as nossas florestas e o que o mundo tem que fazer para nos ajudar, porque prometeram US$ 100 bilhões em 2009 e até hoje não saiu”, afirmou, na terça-feira, durante o programa semanal Conversa com o Presidente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.