BLACK FRIDAY 2023 – AO VIVO: Acompanhe promoções, notícias e denúncias sobre a edição deste ano
Importante data para o setor do comércio deve movimentar cerca de R$ 15 bilhões no Brasil
![Consumidores aproveitam as promoções da Black Friday na loja Magalu, na zona norte de São Paulo](https://jpimg.com.br/uploads/2023/11/age20231124010-706x450.jpg)
20h23 – Vendas online aumentam 67% na sexta de Black Friday em comparação à quinta
As vendas realizadas pelas marcas em sites próprios tiveram aumento de 67%, nesta sexta-feira, de Black Friday, em comparação ao dia anterior. O pico de acessos e buscas ocorreu às 22 horas da quinta-feira, 23, mas o maior número de vendas online foi registrado às 10 horas desta sexta, apontam dados da Linx, empresa do grupo StoceCo especializada em tecnologia para o varejo. Os itens mais buscados até agora foram ar-condicionado, smartphones, protetor solar, eletrodomésticos e bebidas, nesta ordem. Em relação ao mês de novembro, este ano houve, até aqui, aumento de 15,6% no comércio digital quando comparado com o mesmo período de 2022. Os números também dizem respeito às vendas em e-commerce próprios.
*Com informações do Estadão Conteúdo
17h13 – Número de reclamações da Black Friday 2023 chega a 9,4 mil e supera 2022
A Black Friday 2023 já superou o número de reclamações da edição 2022. Segundo o Reclame Aqui, foram registradas 9.329 reclamações. Neste ano, são 9.497 queixas. Outro ponto destacado pelo site é que o ranking de empresas com maior número de reclamações são as mesmas deste a noite de quinta-feira, 23. A Magazine Luiza lidera o ranking, com 245 notificações. Abmex, com 243, e Amazon, com 216, surgem na sequência. Confira o ranking abaixo:
Ver essa foto no Instagram
14h43 – Principais clubes de São Paulo oferecem descontos em produtos oficiais
Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo estão vendendo produtos oficiais com preços promocionais. O Timão, por exemplo, está comercializado sua camisa principal a R$ 200, com 33% de desconto. O Verdão, por sua vez, está vendendo camisetas com até 50% off em seu site. A campanha do Peixe oferece descontos de até 40%, tendo os produtos femininos e a vestimenta de goleiro como destaques. Por fim, o Tricolor tem jaquetas, bonés e camisetas saindo por bons valores.
13h09 – Consumidores reclamam da demora para entrega das compras em SP
O Procon-SP divulgou um balanço sobre as principais reclamações. A maioria dos consumidores reclama da demora na entrega dos produtos. Até as 13 h desta sexta-feira, 24, foram 321 notificações (38%). Os outros dos principais problemas relatados, segundo o órgão, foram: maquiagem de desconto (125 reclamações); mudança de preço ao finalizar a compra (106); pedido cancelado após finalização da compra (93); produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e ou danificado (77).
13h00 – Mercado Livre e Magazine Luiza oferecem descontos de até 80% off
O Mercado Livre e a Magazine Luiza oferecem descontos de até 80% off neste Black Friday. As duas redes estão entre os assuntos mais comentados do país no X, ex- Twitter.
12h23 – Brasileiros reclamam de preços da ‘Black Fraude’ e dizem que edição deste ano ‘flopou’
A Black Friday 2023 parece que não está agradando os consumidores. Internautas reclamam das promoções e dizem que a edição deste ano “flopou”. O termo “Black Fraude” estava na liderança dos assuntos mais comentados do Brasil no X, antigo Twitter. Confira algumas postagens:
A Black Friday no Brasil flopou. E comercialmente falando nao faz sentido nenhum ter isso aqui
— Dak BR (@DakPrescottBr) November 24, 2023
Essa Black Friday tá uma chacota né? Tem produto que eu tô monitorando o preço e há dois dias tava mais barato que hoje
pic.twitter.com/bVRiPxL2YM— pippo from the future (@imthatpippo) November 24, 2023
gente a black friday no brasil ficou mto fraca mesmo ein pqp os produtos tudo com desconto safado nada realmente valendo a pena e as marcas com uma divulgação porca tbm (nao que eu tenha dinheiro pra comprar algo mas se eu tivesse nao compraria nada
— vevito (@vevitolas) November 24, 2023
11h45 – Calor influencia consumidor na Black Friday
A onda de calor que atingiu o país na última semana reflete na escolha do consumidor nesta Black Friday. De acordo com um levantamento realizado pelo Google, a busca por ar-condicionado, ventilador, climatizador de ar e até tapetes gelados para os bichinhos de estimação. Os dois primeiros ficaram entre os dez termos mais clicados nos últimos dias. E não é por menos. As temperaturas ultrapassaram a casa dos 40ºC e em algumas cidades a sensação térmica chegou na casa dos 60ºc, como no Rio de Janeiro.
10h33 – Procons ampliam fiscalização e alertam consumidores para fraudes
Ações em campo e de verificação anterior dos preços, para evitar a maquiagem de valores, têm sido coordenadas nos Estados. Em entrevista à Jovem Pan News, o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, explicou que força-tarefa é importante evitar fraudes e deu dicas aos consumidores. Leia mais AQUI.
09h00 – Computadores e perfumes apresentam maior queda de preço
Análise da XP Investimentos com base em dados do IBGE (Ídice Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que perfumes (-2,9%) e computadores pessoais (-2,5%) são os itens com as maiores quedas de preço durante a Black Friday. O levantamento usou dados dos eventos realizados entre 2007 e 2022. “Observamos uma redução nos preços em produtos de categorias como mobiliário e vestuário em outros meses do ano, então é preciso avaliar o histórico do produto que o consumidor deseja adquirir para entender se é o melhor momento para comprar”, explica Alexandre Maluf, economista da XP. Já as categorias vestuário e mobiliário e os itens fogão e ar-condicionado foram os que apresentaram maior aceleração da inflação no período.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.