BLACK FRIDAY 2023 – AO VIVO: Acompanhe promoções, notícias e denúncias sobre a edição deste ano

Importante data para o setor do comércio deve movimentar cerca de R$ 15 bilhões no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2023 09h15 - Atualizado em 24/11/2023 20h26
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WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO Consumidores aproveitam as promoções da Black Friday na loja Magalu, na zona norte de São Paulo Consumidores observam as promoções da Black Friday em loja da Magalu na zona norte de São Paulo

20h23 – Vendas online aumentam 67% na sexta de Black Friday em comparação à quinta

As vendas realizadas pelas marcas em sites próprios tiveram aumento de 67%, nesta sexta-feira, de Black Friday, em comparação ao dia anterior. O pico de acessos e buscas ocorreu às 22 horas da quinta-feira, 23, mas o maior número de vendas online foi registrado às 10 horas desta sexta, apontam dados da Linx, empresa do grupo StoceCo especializada em tecnologia para o varejo. Os itens mais buscados até agora foram ar-condicionado, smartphones, protetor solar, eletrodomésticos e bebidas, nesta ordem. Em relação ao mês de novembro, este ano houve, até aqui, aumento de 15,6% no comércio digital quando comparado com o mesmo período de 2022. Os números também dizem respeito às vendas em e-commerce próprios.

*Com informações do Estadão Conteúdo


17h13 – Número de reclamações da Black Friday 2023 chega a 9,4 mil e supera 2022

A Black Friday 2023 já superou o número de reclamações da edição 2022. Segundo o Reclame Aqui, foram registradas 9.329 reclamações. Neste ano, são 9.497 queixas. Outro ponto destacado pelo site é que o ranking de empresas com maior número de reclamações são as mesmas deste a noite de quinta-feira, 23. A Magazine Luiza lidera o ranking, com 245 notificações. Abmex, com 243, e Amazon, com 216, surgem na sequência. Confira o ranking abaixo:

 


14h43 – Principais clubes de São Paulo oferecem descontos em produtos oficiais 

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo estão vendendo produtos oficiais com preços promocionais. O Timão, por exemplo, está comercializado sua camisa principal a R$ 200, com 33% de desconto. O Verdão, por sua vez, está vendendo camisetas com até 50% off em seu site. A campanha do Peixe oferece descontos de até 40%, tendo os produtos femininos e a vestimenta de goleiro como destaques. Por fim, o Tricolor tem jaquetas, bonés e camisetas saindo por bons valores.


13h09 – Consumidores reclamam da demora para entrega das compras em SP

O Procon-SP divulgou um balanço sobre as principais reclamações. A maioria dos consumidores reclama da demora na entrega dos produtos. Até as 13 h desta sexta-feira, 24, foram 321 notificações (38%). Os outros dos principais problemas relatados, segundo o órgão, foram: maquiagem de desconto (125 reclamações); mudança de preço ao finalizar a compra (106); pedido cancelado após finalização da compra (93); produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e ou danificado (77).


13h00 – Mercado Livre e Magazine Luiza oferecem descontos de até 80% off

O Mercado Livre e a Magazine Luiza oferecem descontos de até 80% off neste Black Friday. As duas redes estão entre os assuntos mais comentados do país no X, ex- Twitter.


12h23 – Brasileiros reclamam de preços da ‘Black Fraude’ e dizem que edição deste ano ‘flopou’

A Black Friday 2023 parece que não está agradando os consumidores. Internautas reclamam das promoções e dizem que a edição deste ano “flopou”. O termo “Black Fraude” estava na liderança dos assuntos mais comentados do Brasil no X, antigo Twitter. Confira algumas postagens:

 


09h00 – Computadores e perfumes apresentam maior queda de preço

Análise da XP Investimentos com base em dados do IBGE (Ídice Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que perfumes (-2,9%) e computadores pessoais (-2,5%) são os itens com as maiores quedas de preço durante a Black Friday. O levantamento usou dados dos eventos realizados entre 2007 e 2022. “Observamos uma redução nos preços em produtos de categorias como mobiliário e vestuário em outros meses do ano, então é preciso avaliar o histórico do produto que o consumidor deseja adquirir para entender se é o melhor momento para comprar”, explica Alexandre Maluf, economista da XP. Já as categorias vestuário e mobiliário e os itens fogão e ar-condicionado foram os que apresentaram maior aceleração da inflação no período.

 

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