CNI: Medo do desemprego diminui e grau de satisfação com a vida melhora em setembro

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2019 12h11
Fotos Públicas Apesar da queda, medo do desemprego ainda está acima da média histórica

Após sofrer dois aumentos consecutivos, o Índice de Medo do Desemprego caiu em setembro, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com o trimestre encerrado em junho, o medo do desemprego diminuiu 1,1 ponto, chegando à marca de 58,2 pontos.

O indicador varia de zero a 100 pontos e, quanto maior o índice, maior o medo do desemprego.

Com isso, o indicador está 7,5 pontos abaixo do registrado em setembro do ano passado, mas ainda continua acima da média histórica, que é de 50,1 pontos. De acordo com a pesquisa, a maior queda no medo do desemprego foi verificada entre pessoas com menor escolaridade e renda.

“O medo do desemprego diminuiu porque há uma melhora, modesta mas gradual, no mercado de trabalho. Isso aumenta o sentimento de segurança nas pessoas”, afirma o economista da CNI, Marcelo Azevedo, em nota divulgada pela entidade.

Por região, o medo do desemprego é maior entre os moradores da região Nordeste, única a registrar aumento do indicador em setembro, alcançando os 69,7 pontos. A região Sul possui o menor medo, com 47,7 pontos no mês. No Sudeste, o indicador ficou em 58,5 pontos e, no Norte/Centro-Oeste, em 49,3 pontos.

A pesquisa da CNI também traz o grau de satisfação dos brasileiros com a vida. Em setembro, esse índice de satisfação alcançou 69 pontos, 1,6 pontos acima do de junho. O indicador ainda está abaixo da média histórica de 69,6 pontos. Apesar disso, a satisfação com a vida aumentou em todas as regiões do País, sendo maior no Sul, com 71 pontos.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 12 municípios entre os dias 19 e 22 de setembro.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.