Consumo de carne suína no Brasil deve aumentar 2,8% em 2024
De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o consumo de carne suína no Brasil deve apresentar um aumento de 2,8% em 2024. Essa estimativa é baseada nos possíveis aumentos do consumo doméstico do setor suinícola e nas exportações, além da provável redução nos custos de produção em comparação com anos anteriores. No período de janeiro a novembro de 2023, as exportações brasileiras de carne suína já somavam 1,1 milhão de toneladas, e a expectativa é que esse desempenho se mantenha em 2024, renovando o recorde de 2021, que foi de 1,12 milhão de toneladas.
Para atender à demanda interna e externa por produtos suínos in natura e processados, o número de animais abatidos no Brasil pode aumentar em 3,3% de 2023 para 2024, totalizando 59,1 milhões de cabeças, de acordo com projeções do Cepea. Além disso, os suinocultores podem esperar uma rentabilidade um pouco melhor do que nos últimos anos, principalmente devido à recente desvalorização do milho e do farelo de soja, que são os principais insumos utilizados na alimentação dos animais e representam uma grande parcela dos custos de produção.
[jp-related-posts ids=”1517342,1517276″]
continue lendo
Macroeconomia
Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos
Quando ele assumiu a secretaria, em 2015, o estado encerrou o ano com uma dívida de cerca de 57% em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). A proporção foi caindo até chegar ao valor mais baixo em 2020 (37%)
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 3 semanas
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 2 meses
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 meses