JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Os Pingos nos Is | 18h00 - 20h00
Macroeconomia

Lula envia ao Senado em pedido formal indicação de Galípolo para a presidência do BC

Governo arquiteta para que sabatina seja realizada já na próxima semana

Tamyres Sbrile

Publicado no Diário Oficial da União, o presidente Lula encaminhou formalmente ao Senado Federal a indicação de Gabriel Galípolo, nesta sexta-feira (30), para a presidência do Banco Central. Galípolo ficará no cargo entre 2025 a 2028. O anúncio do nome do diretor de Política Monetária já havia sido anunciado por Fernando Haddad, Ministro da Fazenda. O governo deseja que a sabatina de Galípolo seja feita na semana que vem, sendo a última de esforço concentrado no Senado. Com expectativa dos senadores é que pudesse ser dado na próxima terça-feira (3).

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Também nesta sexta-feira (30), Lula disse que caso Galípolo defender o aumento da taxa de juros em certo momento, desde que haja um fundamento para tal decisão, ele entenderá. O mandatário teceu elogios ao diretor do Banco Central, o chamando de “extremamente competente” e de “um brasileiro que gosta do Brasil”.

“Ele (Galípolo) tem o perfil de uma pessoa competentíssima e um brasileiro que gosta do Brasil. É um jovem extremamente competente. Ele vai trabalhar com a autonomia que eu dei ao Meirelles, até porque agora ele tem mandato de quatro anos, o mesmo de um presidente da República. Dá o direito de fazer as coisas corretas. Se tiver que baixar juros, baixa. Se tiver que aumentar, aumenta. Vai ter que ter explicação, porque o BC tem que ter meta de crescimento também, senão não vamos a lugar algum”, disse.

[jp-related-posts ids=”1705015,1705004″]