Milei anuncia emissão de US$ 2,5 bilhões em instrumentos de dívida pública

Medida visa cobrir emissões com um período amortização inferior a 90 dias; decisão foi divulgada por meio de um comunicado oficial do governo

  • Por da Redação
  • 18/12/2023 16h21
JUAN MABROMATA / AFP Javier Milei Argentina's President-elect Javier Milei gestures during a session at the Argentine Congress in Buenos Aires on November 29, 2023, where he is officially declared the winner of the runoff election. Milei, a 53-year-old political outsider, stormed to victory in elections 10 days ago pledging to ditch the peso for the US dollar and "dynamite" the central bank as ways of dealing with Argentina's long-running economic malaise. On Wednesday, he warned of months of "stagflation" -- inflation coupled with economic stagnation -- ahead. (Photo by JUAN MABROMATA / AFP)

O governo da Argentina anunciou nesta segunda-feira, 18, a emissão de 2 trilhões de pesos (US$ 2,5 bilhões) em instrumentos de dívida pública para administrar suas obrigações de dívida de curto prazo, de acordo com um comunicado publicado no Diário Oficial. A medida visa cobrir emissões com um período amortização inferior a 90 dias. A decisão foi divulgada por meio de um comunicado oficial do governo. A emissão desses instrumentos de dívida ocorre em um momento em que se aguardam definições sobre os Leliq, um instrumento financeiro que o presidente Javier Milei tem discutido, mas ainda não foi tomada nenhuma decisão oficial a respeito. Essa medida busca garantir recursos para o pagamento de dívidas de curto prazo, proporcionando estabilidade financeira ao país. A emissão é uma estratégia para lidar com as obrigações financeiras imediatas. A Argentina enfrenta desafios econômicos significativos, como a alta inflação e a desvalorização da moeda. Nesse contexto, a emissão de dívida pública é uma forma de buscar recursos para cobrir as necessidades financeiras do governo. Ainda não há informações sobre como esses recursos serão utilizados ou quais serão as condições de pagamento. O governo argentino deverá fornecer mais detalhes nos próximos dias.

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.