Petrobras anuncia alteração na diretriz que forma preços dos combustíveis

Política de paridade com a cotação do petróleo internacional será mantida; conselho da estatal passará a supervisionar novos reajustes

  • Por Jovem Pan
  • 27/07/2022 15h31 - Atualizado em 27/07/2022 15h53
ALLISON SALES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Vista da sede da Petrobras no Rio de Janeiro (RJ) Vista da sede da Petrobras no Rio de Janeiro (RJ)

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 27, que alterou a sua composição na formação dos preços dos combustíveis. Chamada de “Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno”, o documento informa que o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal irão “supervisionar” as decisões acerca de novos reajustes do diesel, gasolina e outros combustíveis. Anteriormente, a escolha sobre possíveis alterações nos preços dos insumos era de competência exclusiva da direção. De acordo com a companhia, a nova diretriz “incorpora uma camada adicional de supervisão da execução das políticas de preço pelo Conselho de Administração e Conselho Fiscal, a partir do reporte trimestral da diretoria executiva, formalizando prática já existente”.

O comunicado explica, também, que procedimentos que tratam sobre a execução da política de preços — como a periodicidade dos reajustes, percentuais, valores que serão alterados, conveniência e oportunidade das decisões — continuarão sob competência da Diretoria Executiva. Por fim, a Petrobras ressalta que a atual política de preços deverá acompanhar “o mercado brasileiro de derivados de petróleo (considerando, por exemplo, o efeito da venda de ativos de refino), dos produtos substitutos e a atuação dos importadores” de modo a equilibrar os “preços por ela praticados com os mercados nacional e internacional”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.