Receita Federal libera consulta ao primeiro lote de restituição de 2023 para contribuintes do Rio Grande do Sul

Pagamento será em 31 de maio na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda

  • Por da Redação
  • 22/05/2024 08h17 - Atualizado em 22/05/2024 12h07
  • BlueSky
BRUNO KIRILOS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO Agentes públicos e voluntários fazem mutirão de trabalho para realizar o resgate de pessoas e animais ilhados pelas enchentes, com utilização de botes, canoas e jet skis, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na quinta-feira, 09 de maio de 2024. Uma nova frente fria, que chega ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 10, deve levar riscos para o estado já castigado pelos temporais da semana passada. Existe a previsão de que, a partir desta sexta, o sistema frontal fique estacionado sobre a região central do estado, criando condições para a piora do quadro atual das enchentes Este ano, devido às enchentes, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades

A Receita Federal liberará a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2023 para cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, a partir das 10h desta quarta-feira (22). O lote contempla todos os contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber, além de restituições residuais de anos anteriores, totalizando R$ 9,5 bilhões. Os contribuintes com prioridade no reembolso receberão todo o valor disponível. Este ano, devido às enchentes, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades. A maioria dos beneficiados, têm entre 60 e 79 anos, seguidos de 1.105.772 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Em terceiro lugar, estão 886.260 declarações de contribuintes gaúchos, incluindo exercícios anteriores, totalizando mais de R$ 1 bilhão. O quarto grupo contempla 787.747 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os demais beneficiados são 258.877 idosos acima de 80 anos e 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave. A consulta à restituição poderá ser feita na página da Receita Federal na internet, através do botão “Consultar a Restituição” no menu “Meu Imposto de Renda”. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. O pagamento será realizado em 31 de maio, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso a restituição não seja depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.

Publicado por Luisa Cardoso

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.