Regulamentação da BR do Mar vai reduzir custos logísticos de 20% a 60%, diz ministro
De acordo com ministro, setor portuário teve um crescimento de quase 5%, enquanto portos públicos cresceram 7%
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou em despacho interno, nesta quarta-feira (16), o decreto que regulamenta o programa BR do Mar, que irá estimular o crescimento de cabotagem entre portos brasileiros, além de criar novas rotas e reduzir custos logísticos. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que a regulamentação desse projeto irá reduzir custos logísticos de 20% a 60%. Afirmação ocorreu durante cerimônia de assinatura desse decreto. A navegação de cabotagem é aquela realizada entre os portos do país, utilizando a via marítima e as vias navegáveis interiores. A lei sobre o Programa da BR do Mar foi sancionada em janeiro de 2022.
“A BR do Mar vai fazer com que a gente possa utilizar nossos mares e rios, mas sobretudo os 8 mil km de litoral brasileiro para transformar numa grande BR, para ampliarmos a cabotagem no Brasil. Saímos de 1,2 milhão de contêineres para 2 milhões de contêineres em movimentação”, afirmou o ministro.
Ainda segundo Costa e Filho, em 2024, o setor portuário cresceu quase 5% e os portos públicos tiveram um crescimento de 7%. Já o serviço de contêineres teve uma evolução de mais de 18% no Brasil.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Felipe Cerqueira


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.