Usuários enfrentam fila de cerca de duas horas para saque de ‘dinheiro esquecido’ em bancos

Nas redes sociais, relatos mostravam quase 300 mil interessados na fila; Banco Central estima que 38 milhões de brasileiros têm valores a receber

  • Por Jovem Pan
  • 07/03/2023 11h09 - Atualizado em 07/03/2023 13h52
  • BlueSky
Pixabay Cédulas de real dispostas sobre superfície branca Total a ser devolvido ultrapassa a marca de R$ 6 bilhões

Milhares de pessoas interessadas em sacar valores esquecidos enfrentam grandes filas na manhã desta terça-feira, 7. O Banco Central liberou a retirada de valores hoje e a estimativa é de que 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas tenham R$ 6 bilhões “esquecidos” para resgatar. As filas começaram já no acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco do Brasil. Segundo relatos de usuários em redes sociais — acompanhados na maioria das vezes de reproduções da tela do celular ou do computador —, a fila chegava a quase 300 mil pessoas, com o tempo de espera superando duas horas. Em alguns casos, o sistema pede para que a pessoa retorne em outro momento.

Para resgatar o dinheiro, é necessário acessar a página de consulta do governo. Para acessar, é necessário informar data de nascimento e CPF (pessoas físicas) ou CNPJ e data de abertura do negócio (pessoas jurídicas). Caso existam valores a serem recebidos, o sistema iniciará o processo, encaminhando o usuário para uma nova página. Depois de esperar na fila, é necessário fazer login com uma conta gov.br e ter o selo de segurança nível prata ou ouro. Depois disso, será necessário aceitar os termos de ciência, sendo encaminhado para a tela que informa o montante a receber, bem como a origem dos valores. Por fim, será necessário solicitar a devolução dos valores, informando uma chave Pix para o procedimento.

Veja reclamações dos usuários:

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.