Vendas do varejo paulistano sobem 5,8% em fevereiro na comparação anual, diz ACSP

  • Por Estadão Conteúdo
  • 02/03/2018 10h07
Marcos Santos/ USP Imagens c As vendas a prazo tiveram elevação de 5,7% e as compras à vista subiram 4% neste período
O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu 5,8% em fevereiro na comparação com igual mês de 2017, o melhor resultado para o mês desde 2014 (8,6%) e o décimo dado consecutivo de recuperação do comércio, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

As vendas a prazo tiveram elevação de 5,7% e as compras à vista subiram 4% neste período. Na comparação mensal, houve queda de 6,2% (-5,7% à vista e -6,6% a prazo), o que a ACSP atribui ao comportamento sazonal, visto que é período de liquidações.

De acordo com o presidente da associação, Alencar Burti, o bom desempenho do varejo paulistano no segundo mês do ano no confronto interanual ocorreu pela base fraca de comparação e também pela melhora do cenário macroeconômico. Para ele, o varejo está “em franca recuperação”.

“A grande explicação está nas fortes quedas que ocorreram nos dois últimos anos e nos fatores macroeconômicos. Com juros menores, prazos mais longos e maior renda das famílias, o comércio tem um caminho mais favorável para crescer”, afirma Burti.

Burti ainda avalia que o crescimento do carnaval de rua de São Paulo está começando a estimular o comércio de bebidas, roupas e adereços nessa época do ano.

No primeiro bimestre, o varejo paulistano teve expansão de 5,2%, sendo 7,2% nas vendas a prazo e 3,2% nas compras à vista, com destaque para os bens duráveis, em especial móveis e eletrodomésticos. No mesmo período de 2017, o recuo havia sido de 5,8%, mostrando que as perdas do passado ainda não foram recuperadas, diz a ACSP.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.