Economistas apostam em elevação da taxa básica de juros
Economistas apostam em elevação da taxa básica de juros em meio ponto percentual na reunião do Comitê de Política Monetária na próxima quarta-feira. Mesmo com o crescimento tímido do PIB, os especialistas acreditam que o Banco Central vai deixar a Selic em 11,75% ao ano.
Um dos exemplos de preocupação com os preços partiu de Alexandre Tombini no anúncio da nova equipe econômica do governo Dilma Rousseff. O economista Roberto Troster acredita que o desafio de aproximar a inflação do centro da meta será maior com a pressão exercida pelo dólar.
*Ouça os detalhes no áudio
A economista do Banco UBS Marianna Costa também projeta novos aumentos da taxa Selic nos primeiros meses de 2015. Falando ao repórter Guilherme Campos, ela destacou que a estratégia pode ajudar a recuperar a credibilidade interna e externa.
Outro consenso do mercado financeiro é o da necessidade de ações complementares para controlar a inflação. Entre elas, estariam a diminuição dos gastos públicos, a valorização do real e o incentivo ao aumento da oferta de produtos e serviços.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.