Economistas apostam em elevação da taxa básica de juros

  • Por Jovem Pan
  • 01/12/2014 08h51

Economistas apostam em elevação da taxa básica de juros em meio ponto percentual na reunião do Comitê de Política Monetária na próxima quarta-feira. Mesmo com o crescimento tímido do PIB, os especialistas acreditam que o Banco Central vai deixar a Selic em 11,75% ao ano.

Um dos exemplos de preocupação com os preços partiu de Alexandre Tombini no anúncio da nova equipe econômica do governo Dilma Rousseff. O economista Roberto Troster acredita que o desafio de aproximar a inflação do centro da meta será maior com a pressão exercida pelo dólar.

*Ouça os detalhes no áudio

A economista do Banco UBS Marianna Costa também projeta novos aumentos da taxa Selic nos primeiros meses de 2015. Falando ao repórter Guilherme Campos, ela destacou que a estratégia pode ajudar a recuperar a credibilidade interna e externa.

Outro consenso do mercado financeiro é o da necessidade de ações complementares para controlar a inflação. Entre elas, estariam a diminuição dos gastos públicos, a valorização do real e o incentivo ao aumento da oferta de produtos e serviços.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.