Egito recebe 8 caças F-16 dos EUA para luta contra o terrorismo

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2015 17h38

Cairo, 30 jul (EFE).- Os Estados Unidos entregarão oito aviões de combate F-16 às Forças Armadas do Egito entre hoje, quinta-feira, e amanhã, como parte do apoio do governo americano à luta contra o terrorismo no país árabe e em todo o Oriente Médio, informou em comunicado a embaixada dos EUA no Cairo.

Os caças voarão diretamente dos EUA até o Egito, para uma base militar situada a oeste da capital egípcia, e passarão a fazer parte da frota do país árabe, que já possui outros F-16 de fabricação americana.

O chefe da Seção de Defesa da embaixada americana no Cairo, Charles Hooper, disse na nota que os F-16 “proporcionam uma capacidade de grande valor que é necessária em tempos de instabilidade regional”.

“Os extremistas ameaçam a segurança regional e estas aeronaves proporcionam uma nova ferramenta para ajudar o Egito na luta contra o terrorismo”, acrescentou Hooper.

Segundo a nota, a contribuição deste ano dos EUA para melhorar a segurança e a força militar do Egito, no valor de US$ 1,3 bilhão, é fundamental para os esforços do país árabe na luta contra o terrorismo.

A embaixada americana também informou que outros quatro aviões F-16 serão entregues ao Egito a partir de setembro.

Os EUA descongelaram há pouco tempo o envio de ajuda militar ao Egito, que tinha sido interrompido em outubro de 2013, depois dos eventos violentos que sucederam o golpe de Estado contra o governo da Irmandade Muçulmana, em julho daquele ano.

Apesar das preocupações em relação à repressão contra integrantes da oposição no Egito, à realização de julgamentos maciços e à falta de liberdades básicas, como a de expressão, a Casa Branca decidiu retomar a ajuda militar por razões estratégicas.

Neste momento, as forças de segurança do Egito estão travando uma guerra com grupos jihadistas na Península do Sinai, onde uma milícia ligada ao Estado Islâmico (EI) se estabeleceu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.