EIIL conquista zonas na Síria que se conectam com fronteira iraquiana

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2014 15h18

Cairo, 20 jun (EFE).- O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) tomou nesta sexta-feira o controle de três localidades estratégicas no leste da província de Deir al Zur, na Síria, o que aproxima a organização dos territórios iraquianos sob seu domínio, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

As cidades de Al Muhasan e Al Bulil, e a aldeia de Al Bo Amre, ficam nas margens do rio Eufrates e estão localizadas próximas ao aeroporto militar de Deir al Zur, sede do Conselho Militar das brigadas rebeldes.

O OSDH considerou o fato um avanço “estratégico importante” na tentativa do EIIL de impor seu controle sobre as zonas orientais da cidade de Deir al Zur e para chegar à fronteira sírio-iraquiano.

Caso os avanços prossigam, a organização conseguirá conectar as zonas que estão sob seu controle no Iraque com as que já possui na Síria, segundo o OSDH.

O EIIL, que luta na Síria contra o regime do presidente Bashar al Assad e contra os rebeldes, assumiu o controle no dia 10 de maio de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, e prossegue com sua “conquista” rumo ao leste deste país com o objetivo de criar um emirado islâmico nos dois estados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.