ELN liberta quatro geólogos sequestrados há um mês no nordeste da Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 10/03/2015 16h33

Bogotá, 10 mar (EFE).- O Exército de Libertação Nacional (ELN) soltou quatro geólogos colombianos sequestrados no mês passado no nordeste do país, informou nesta terça-feira o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

As quatro vítimas, entre elas uma mulher, funcionárias do Serviço Geológico Colombiano (SGC), foram entregues a uma missão formada por um representante da Igreja Católica e integrantes do CICV em uma zona rural do departamento do Norte de Santander, onde tinham sequestrados pelos guerrilheiros.

“Sabemos que as famílias e os entes queridos dessas quatro pessoas estão esperando-as. Ficamos alegres em poder ajudá-los a se reunirem em breve”, disse o chefe da delegação do CICV na Colômbia, Christoph Harnisch.

Segundo o SGC, os geólogos Luz Karina Bánquez Meléndez, Germán Ayala, Andrés Mauricio Botero Arias e John Elber Ríos Parra foram sequestrados no dia 19 de fevereiro, quando desenvolviam atividades de amostragem geoquímica no município de El Carmen, a cerca de 250 quilômetros ao noroeste de Cúcuta, capital do Norte de Santander.

O CICV assinalou no comunicado que após exame médico preliminar, “uma enfermeira que fazia parte da missão comunitária comprovou que os libertados tinham condições de serem transferidos do local em dois veículos do CICV”.

“A confiança que as partes no conflito têm no CICV e em seu papel de intermediário neutro é chave para o êxito dessas operações. Nos mantemos firmes no compromisso de aliviar o sofrimento das vítimas e a violência armada na Colômbia”, afirmou Harnisch.

Os geólogos pertencem à empresa Gemi S.A.S, contratada pelo Serviço Geológico Colombiano para “realizar estudos geocientíficos com o objetivo de conhecer as características naturais do território”, acrescentou o SGC em comunicado no dia que os quatro foram sequestrados pela ELN.

O CICV destacou que facilitou a libertação de oito pessoas em poder dos grupos armados neste ano. Desde de 1994, mais de 1.500 pessoas foram liberadas no país com a intermediação do órgão.

Em 11 de fevereiro, os guerrilheiros do ELN entregaram ao CIVC o holandês Biljardt Michael Boab, de 53 anos, que tinha sido sequestrado duas semanas antes quando viajava de moto por uma zona rural do município de Convención, também em Norte de Santander.

O ELN iniciou em janeiro do ano passado contatos “exploratórios” com o governo colombiano para abrir um processo de paz similar ao existente com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há 27 meses. Porém, as conversas até agora não resultaram na instalação de uma mesa de diálogo entre as partes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.