Em visita surpresa, chanceler britânico chega a Bagdá para abordar crise

  • Por Agencia EFE
  • 26/06/2014 08h31

Bagdá, 26 jun (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, desembarcou nesta quinta-feira na capital iraquiana para abordar com as autoridades locais o conflito que o país atravessa, informou à Agência Efe uma fonte da chancelaria iraquiana.

Hague destacou que a prioridade do Iraque deve ser “a formação de um governo inclusivo que possa receber o apoio de todo povo iraquiano e trabalhar para deter o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL)”, indicou a chancelaria britânica em uma nota divulgada em seu site.

Segundo o comunicado citado, esse é o principal ponto que Hague discutirá em suas conversas com o primeiro-ministro interino, Nouri al-Maliki; o presidente da região autônoma do Curdistão, Massoud Barzani, e outras personalidades políticas.

O Ministério iraquiano de Defesa acrescentou que Hague também se reunirá com o presidente do parlamento saliente, Usama al Nuyaifi.

Além disso, o comunicado do governo britânico ressalta que Hague se ofereceu para fornecer “apoio diplomático, humanitário e de luta antiterrorista” e destacou que o Reino Unido já enviou uma ajuda de emergência de cerca de US$ 8,5 milhões ao Iraque.

A chegada de Hague à capital iraquiana ocorre dois dias depois da visita do secretário de Estado americano, John Kerry, que se comprometeu a ajudar os iraquianos para impedir o avanço dos insurgentes sunitas.

Desde o último dia 10 de junho, quando tomaram a cidade de Mossul – a segunda maior do Iraque -, os insurgentes passaram a controlar diferentes partes do país e travaram inúmeros confrontos com as forças pró-governo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.