Empregadores têm até esta quinta para pagar a guia do eSocial de dezembro

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2016 11h57
Camila Domingues/ Palácio Piratini Desemprego

Um novo erro no sistema “Esocial” não deixou patrões emitirem a guia de recolhimento de dezembro nesta quarta-feira. E detalhe: o prazo para o pagamento acaba nesta quinta (07).

Essas guias são referentes ao salário de dezembro e do 13º dos empregados domésticos.

Mas a instabilidade não é nova. Desde o final de 2015 as reclamações já eram recorrentes, para não mencionar a confusão de novembro quando o Governo admitiu a gravidade da situação e adiou o prazo de cadastro e pagamento.

O que mudou de lá pra cá? Pouca coisa, na opião do ator Oscar Pardini, que procurou mas não encontrou respostas no site nem na Receita Federal quando precisou pagar os encargos referentes ao 13º. (Ouça o depoimento no áudio acima)

E fora as instabilidades e erros próximos às datas de vencimento, o site ainda tem diversas lacunas que, segundo o Consultor especialista em emprego doméstico Mario Avelino, se dão pela falta de testes. Um dos problemas listados por Mário é a falta de opção para informar o desligamento do funcionário. Não há um botão, um link para isso. (Ouça acima)

Outro ponto: empregados afastados por doença: naquele período o empregador não precisa pagar nenhuma guia porque não há custo para ele. Mas o sistema gera o recibo mesmo assim, levando o patrão ao ao erro.

E quando isso acontece, como pedir o dinheiro de volta? Outra epopeia.

É bom lembrar que o governo gastou R$ 6 milhões e meio de reais para desenvolver o programa… e, apesar das falhas deste mês, ainda não se mencionou nenhuma prorrogação de prazo.

Com Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.