Emprego na indústria brasileira cai pelo sexto mês consecutivo

  • Por Agencia EFE
  • 19/08/2015 12h18

São Paulo, 19 ago (EFE).- O emprego na indústria brasileira caiu em junho pelo sexto mês consecutivo, um reflexo do delicado momento que o setor atravessa em meio à crise econômica , informou o governo nesta quarta-feira.

O emprego industrial diminuiu 1% em junho em relação ao mês de maio, e 6,3% em comparação com junho de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De janeiro a junho o número de pessoas ocupadas diminuiu 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado, e nos últimos 12 meses a redução foi de 4,6%.

A indústria brasileira foi uma das principais afetadas pela desaceleração da economia, que, se as projeções oficiais forem cumpridas, se contrairá 1,5% este ano, o maior retrocesso desde 1990.

Entre janeiro e junho a produção da indústria caiu 6,3% em comparação com o mesmo período de 2014, uma queda que foi acompanhada pelo aumento das demissões, especialmente no setor automobilístico.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, nos primeiros seis meses do ano os 18 setores analisados pelo instituto tiveram queda no emprego, entre eles o de meios de transporte, que baixou 9,9%.

Para tentar atenuar a crise, o governo anunciou na terça-feira que orientou os bancos públicos a liberar crédito a juros baixos para as empresas da cadeia produtiva de diversos setores da economia em troca de elas se comprometerem a manter os empregos.

A indústria automotiva foi a primeira a assinar o convênio com o governo e poderá se beneficiar de condições especiais nas linhas de crédito para o investimento. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.