Empresas espanholas apostam no potencial brasileiro para turismo e compras
São Paulo, 17 mar (EFE).- As empresas espanholas apostam na infraestrutura de suas lojas inspiradas pela rica história europeia e exploram o mercado de compras de artigos de luxo dos brasileiros, sempre seduzidos pelas marcas europeias, afirmou nesta segunda-feira a conselheira turística da Espanha no Brasil, Elvira Marcos.
Durante a apresentação de novas estratégias do setor turístico espanhol no mercado brasileiro, Elvira disse que “os brasileiros buscam as melhores cidades com cultura e história para fazer compras de marcas mundialmente conhecidas e os melhores preços estão na Espanha”.
A conselheira citou a “devolução de 15,7% da taxa conhecida como IVA (imposto sobre o valor agregado), o que incentiva mais a ida ao país da Península Ibérica”.
Segundo dados dos órgãos de turismo espanhol, o país europeu recebeu em 2013 cerca de 60 milhões de turistas, o que supera a população de 40 milhões de pessoas da nação.
A promoção apresentada hoje em São Paulo mostra a rede de departamentos de luxo das lojas El Corte Inglés, que se tornou uma referência para os turistas brasileiros que buscam marcas como Adolfo Domínguez, Mango e outras.
“A Espanha é um paraíso de compras para os brasileiros e 50% dos artigos de luxo são comprados em viagens. Por isso oferecemos serviços de compras em destinos históricos e culturais dentro da Espanha. Além das degustações no setor gourmet das lojas da rede”, afirmou Teresa Armendáriz, representante do El Corte Inglés.
Uma das apostas de luxo da rede é a loja próxima do estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, um ponto quase obrigatório para os turistas brasileiros, quase todos amantes do futebol.
Além disso, o programa de fidelidade que oferece 10% de desconto, os serviços hands free shopping e o delivery program para enviar todas as compras para o destino desejado, são algumas das novidades da rede.
A gastronomia regional “especial” e as obras de artistas de renome como Gaudí, Pablo Picasso e Juan Miró, complementam a oferta do turismo espanhol, que tem uma taxa de fidelidade de 84%.
“Uma das razões para conhecer a Espanha são as influências de diferentes civilizações que formaram o país como a romana, a árabe, os judeus, além de seu patrimônio artístico, o que dá uma diversidade ao país muito interessante para os turistas”, destacou Elvira.
A rede de hotéis Paradores, por exemplo, aposta na “arquitetura interessante e na localização privilegiada” dos prédios milenares e históricos como conventos, mosteiros, castelos e palácios dos séculos XII ao XV, restaurados com ajuda estatal e com infraestrutura de quatro e três estrelas.
A gerente Lumy de María disse que o Parador mais utilizado pelos brasileiros é o de Santiago de Compostela, que “une tradição com toques modernos”.
Também explorando a história clássica, outras redes espanholas, como a Intercontinental Hotels Group, procuram seduzir os brasileiros com a promoção de hotéis em Roma, Londres e Cannes, que oferecem “gastronomia de luxo” e passeios turísticos voltados para os turistas da América Latina. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.