As vendas on-line já são uma realidade consolidada no Brasil e no mundo. O que cresce, agora, é o número de consumidores que usam tablets, smartphones e celulares para efetivarem suas compras. Foram 35 milhões de smartphones vendidos em 2013; em 2014 o número deve atingir 50 milhões.
“Muitas lojas ainda não adaptaram seus sites para funcionarem em telas pequenas”, avalia Pedro Guasti, diretor executivo da E-bit, que divulgou nesta quarta o crescimento do mercado mobile de mais de 80%, representando, hoje, 7% do comércio eletrônico brasileiro.
“Quando a loja consegue oferecer ao consumidor uma experiência de navegação usando o dedão adaptada ao smartphone, à necessidade de uso de navegação distinta, ou oferece um app para o consumidor, aí sim essa loja vai se diferenciar”, diz o consultor, destacando a diferença de navegação da tela do computador para à do celular ou smartphone.
O especialista explica ainda que esse não é o fim das lojas físicas, mas que elas vão atuar de maneira conjunta com o comércio eletrônico. “Os gestores vão ter que entender que é necessário haver uma integração de canais total”, diz. “Esse é o futuro, esse é o varejo moderno e as empresas que não virem isso estão fadadas ao fracasso”, conclui.
Ouça a entrevista completa no áudio acima.
Foto do texto e entrevista: Carlos Aros