Enviado da ONU apresenta À Liga Árabe ideias para resolver o conflito sírio

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2015 22h38
  • BlueSky

Cairo, 13 set (EFE).- O mediador das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, explicou neste domingo no Cairo aos ministros árabes de Relações Exteriores as ideias que elaborou para resolver o conflito sírio.

Segundo a agência oficial de notícias egípcias “Mena”, o enviado da ONU expôs suas propostas em reunião especial com os titulares árabes, realizada à margem de uma sessão ordinária deste organismo em nível ministerial em sua sede na capital egípcia.

No encontro com De Mistura participaram, além disso, representantes da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) e o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby.

O enviado da ONU apresentou um relatório sobre os contatos que está mantendo com as partes envolvidas no conflito sírio para conseguir uma solução política e possíveis ideias para achar uma saída negociada.

Concretamente, a agência “Mena” destacou sua proposta de formar grupos de trabalho sobre a Síria e de estabelecer um grupo internacional de contato.

Esses grupos de trabalho permitiriam negociar e avançar em quatro áreas fundamentais: segurança e proteção, assuntos políticos e constitucionais, aspectos militares e manutenção das instituições públicas.

De Mistura espera que do trabalho desses grupos saia um documento marco para a implementação do Comunicado de Genebra e que, posteriormente, possam começar “negociações formais” para pôr fim ao conflito.

O Comunicado de Genebra de junho de 2012, considerado um “roteiro” para resolver politicamente a crise da Síria, foi assinado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais Turquia, a Liga Árabe, as Nações Unidas e a União Europeia.

Por sua vez, fontes diplomáticas árabes presentes na reunião entre De Mistura e os ministros das Relações Exteriores informaram à Efe que o mediador ressaltou que “só uma solução política pode resolver o conflito porque a militar chegou a ser inaceitável pela grande quantidade mortos, feridos e deslocados que a guerra causou”.

A Liga Árabe emitiu hoje uma resolução sobre a Síria na qual mostrou sua satisfação pela decisão adotada recentemente por parte de vários países europeus de receber refugiados sírios, “depois que o conflito da Síria se transformou na maior crise humanitária do mundo”.

Além disso, pediu que sejam mantidos os contatos com a ONU e De Mistura e com as diferentes partes envolvidas para conseguir “um plano de mobilização conjunto que garanta o êxito de uma solução política à crise de acordo ao Comunicado de Genebra”.

De Mistura ressaltou a necessidade de que sejam facilitados “os trabalhos humanitários em todas as zonas sírias assediadas e afetadas pela guerra”, na qual morreram mais de 240 mil pessoas desde 2011. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.