Especialistas franceses se unem à investigação sobre acidente na Argentina

  • Por Agência EFE
  • 10/03/2015 15h31

Dez pessoas morreram no acidente entre dois helicópteros que transportavam a equipe de um reality show francês

EFE Dez pessoas morreram no acidente entre dois helicópteros que transportavam a equipe de um reality show francês na Argentina

Especialistas franceses se unirão às investigações para esclarecer as causas do acidente entre dois helicópteros na província de La Rioja, na Argentina, que deixou dez mortos (oito franceses e dois argentinos), informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

“Estamos com a equipe da Aeronáutica argentina e esperando que a Aeronáutica da França chegue no final de hoje ou amanhã”, disse Virgínia Illanes, juíza de La Rioja responsável pelo caso.

“Tudo é matéria de investigação”, disse a juíza. Os corpos que já foram resgatados serão levados para La Rioja para que a autópsia ser realizada.

Até o momento não se sabe os motivos da colisão dos helicópteros, que se chocaram no ar em uma área ampla e com condições meteorológicas boas, minutos após decolar de uma zona próxima à Villa Martelli, cidade a 300 quilômetros de La Rioja.

Entre as vítimas estão Juan Carlos Castillo e Roberto Abate, experientes pilotos argentinos, um deles veterano da Guerra das Malvinas.

Cristina Álvarez, esposa de Castillo, disse hoje que seu marido tinha grande experiência, trabalhado na luta contra incêndios e inundações, e era veterano das Malvinas e realizado 20 campanhas ao ártico.

Abate, que também tinha uma vasta experiência como piloto e trabalhava para o governo de Santiago del Estero, tinha viajado para La Rioja por um convênio assinado entre ambas as províncias.

Mariano Platero, um das testemunhas, disse à Agência Efe que é difícil compreender o acidente. Antes da decolagem, segundo ele, foi realizado um voo de reconhecimento, sem passageiros, para observar as condições de voo.

“O voo anterior tinha saído para comprovar que não faltava nada para começar a filmagem. No voo seguinte ocorreu a desgraça”, disse Platero, sócio da companhia encarregada pelo transporte dos integrantes do programa de televisão que as vítimas estavam participando.

Para Platero, “tudo estava perfeito” e “não se pode entender” como ocorreu o acidente.

Entre as vítimas do acidente se encontram três reconhecidos atletas franceses: a veterana ex-navegadora Florence Arthaud, a ex-nadadora Camille Muffat, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, e o boxeador Alexis Vastine, bronze em Pequim 2008.

Os três participavam de um reality show no qual deveriam sobreviver em um ambiente desconhecido e tinham viajado para La Rioja para gravar um episódio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.