Jovem Pan
Publicidade

“Está descartado qualquer tipo de evacuação”, diz prefeito de Santos

Incêndio em Santos iniciou na última quinta-feira

Não existe a possibilidade de cidadãos serem deslocados de suas residências devido às chamas que consomem tanques de combustíveis da empresa Ultracargo desde a última quinta-feira (2), segundo informou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa  (PSDB), à reportagem da Jovem Pan. “Está descartado qualquer tipo de evacuação”, disse no começo da tarde deste domingo (5) em entrevista por telefone.

Publicidade
Publicidade

Barbosa também minimizou a possibilidade de que as chamas se alastrassem para tanques de armazenamento da Petrobras, que estão relativamente próximos aos local do incidente. “O incêndio, neste momento, está estabilizado e sob controle. Sobre eventuais produtos químicos que pudessem prejudicar a população, tomamos medidas para que a empresa (Petrobras) pudesse transferir os produtos existentes para outros tanques”, informou.

A estatal, inclusive, emprestou três caminhões para bombeamento de água do mar para tentar conter o fogo e pode disponibilizar uma plataforma.

As investigações sobre responsabilidade e motivos do incêndio devem se iniciar em breve, especialmente após o fogo ser apagado. “Nossa prioridade será investigar as causas do incêndio e, a partir de um processo muito equilibrado e também rigorosos, apurar a responsabilidade para punir os responsáveis por esse crime ambiental”, alegou Barbosa.

O tucano defendeu a instalação do gabinete anti-crise com representantes do governo do Estado para facilitar as ações, que podem, inclusive, contar com um avião do Exército para lançar água sobre as chamas.  “Estamos tendo a possibilidade de ter soluções mais rápidas”, disse sobre as duas reuniões agendadas.

“Estamos fazendo monitoramento da qualidade do ar permanentemente através da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para a gente saber e avaliar se há algum tipo de risco para a população e até o momento não há”, garantiu o prefeito.  

 

Publicidade
Publicidade