Estado Islãmico ataca cidade curda de Ras al Ain

  • Por Agencia EFE
  • 11/03/2015 10h52
  • BlueSky

Beirute, 11 mar (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) fez um grande ataque nas últimas horas contra a cidade curdo síria de Ras al Ain, que faz fronteira com a Turquia, onde enfrenta as forças curdas.

Os extremistas iniciaram o ataque na noite de terça-feira, no sudoeste e no sudeste da cidade, segundo afirmou o ativista curdo sírio Abdelaziz Mahmoud Yunis em entrevista por telefone da província de Al Hasaka, onde fica Ras al Ain.

“A maioria dos milicianos que o EI mandou a Ras al Ain são estrangeiros, sobretudo do Cáucaso, em particular chechenos”, afirmou.

Nos confrontos, tanto as Unidades de Proteção do Povo Curdo como os radicais fazem uso de armas pesadas. O ativista ressaltou que o EI enviou combatentes em massa de outras áreas de Al Hasaka, como Tel Hamis.

“Atacaram de Tel Arqam, na estrada que une Ras al Ain com a província de Aleppo, e de Manayir, na periferia sudeste”, disse o ativista.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos acrescentou que o EI posicionou centenas de jihadistas nos arredores de Ras al Ain.

Além disso, há combates entre ambas as partes nas imediações da cidade de Al Hul, também em Al Hasaka e em poder dos extremistas.

Ras al Ain, que faz fronteira com a cidade turca de Ceylanpinar, foi alvo de ataques dos radicais em várias ocasiões.

No dia 26 de janeiro, as forças curdas expulsaram completamente os jihadistas da cidade de Kobani, que também faz fronteira com o território turco, mas na província síria de Aleppo. Nas últimas semanas, os combates entre curdos e extremistas se intensificaram na província de Al Hasaka. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.