Estado Islâmico toma mais três localidades em Deir ez Zor, na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2014 06h41
  • BlueSky

Cairo, 10 ago (EFE).- O jihadista Estado Islâmico (EI) tomou neste domingo o controle de mais três localidades no leste da província de Deir Zur, no nordeste da Síria, após vários dias de confrontos entre os combatentes tribais destas zonas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) explicou em comunicado que o EI tomou as localidades de Abu Hamam, Al Kishkia e Garanish, onde vive a tribo de Al Shuaitat, após dias de enfrentamentos e bombardeios mútuos que causaram várias vítimas dos dois lados.

Em 7 de agosto os jihadistas do EI fuzilaram 19 homens e jovens no deserto de Deir ez Zor, em uma das maiores execuções sumárias feita pela cabo pela organização radical.

As vítimas foram condenadas sumariamente pelo EI por “corrupção”, segundo o Observatório, que explicou que eles eram trabalhadores e guardas do poço de petróleo sequestrados pelos jihadistas durante os choques para controlar a região.

Antes de passar para as mãos do EI, o campo, no leste de Deir ez Zor, estava em poder do comitê conjunto da Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, e da Frente Islâmica Síria, além de outras brigadas islamitas.

Esta execução foi a maior em Deir ez Zor desde o início do confronto, no começo do ano, entre os rebeldes e a Al Nusra de um lado, e o EI, de outro.

O grupo controla grande parte de Deir ez Zor, onde várias tribos e organizações armadas juraram lealdade.

A organização extremista sunita proclamou no final de junho um califado em parte do território do Iraque e da Síria. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.