Estados Unidos anunciam que não irão substituir estoque de minas antipessoal

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2014 11h24

Washington, 27 jun (EFE).- Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira que não produzirão e nem irão adquirar mais minas antipessoal, nem sequer para substituir seu estoque atual à medida que os artefatos explosivos vão acabando.

Uma porta-voz do Conselho de Segurança Nacional assinalou que a delegação americana em uma conferência realizada em Maputo, Moçambique, “deixou claro” que busca, “de maneira diligente, soluções que cumpram com a Convenção de Ottawa”.

A conferência em Maputo é a terceira para a revisão da Convenção sobre a Proibição de Minas Antipessoal (Convenção de Ottawa), sobre a proibição do emprego, armazenamento, produção e transferência de minas antipessoal e sobre sua destruição.

“Este anúncio marca outro passo importante em nossa política sobre as minas explosivas”, afirmou o comunicado, que acrescentou que “segue passos prévios encaminhados para colocar fim ao uso de minas não detectáveis e todas as minas persistentes que podem seguir ativas durante anos depois do fim de um conflito”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.