Estados Unidos relançam parceria estratégica com o Egito

  • Por Agência Brasil
  • 02/08/2015 08h31
Secretário americano John Kerry visita réplica do barco do tenente James Cook HMS Endeavour em Sidney EFE Secretário americano John Kerry visita réplica do barco do tenente James Cook HMS Endeavour

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, relançou hoje (2) no Cairo a “parceria estratégica” com o Egito, prometendo o apoio dos EUA para a segurança e a luta contra o terrorismo.

A visita do chefe da diplomacia americana é a primeira etapa de um roteiro pelo Médio Oriente e Ásia, com quem os Estados Unidos têm tido relações tumultuosas desde a revolta egípcia de 2011.

Durante a manhã, John Kerry presidiu, com o chanceler egípcio Sameh Shukri, a reunião do “diálogo estratégico”, cuja última edição aconteceu a 2009. Kerry também se reuniu com o presidente Abdel Fattah al-Sissi.

Em declarações transmitidas pela televisão no início da reunião, o governante egípcio disse que “o povo americano está comprometido com a segurança e bem-estar econômico do povo egípcio” e que a “amizade entre os dois países não é baseada num entendimento perfeito, mas numa profunda consciência dos interesses comuns sobre a segurança regional e o combate ao terrorismo”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.