Estudantes do Colégio Estadual do Paraná devem desocupar escola

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/10/2016 11h11
PR - ALUNOS-OCUPAM-COLÉGIO-ESTADUAL-PARANÁ-CONTRA-REFORMA-ENSINO-M - GERAL - Estudantes ocupam o Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba (PR), nesta sexta-feira (7). A escola foi ocupada por estudantes em protesto contra a reforma do Ensino Médio, anunciada pelo Governo Federal no dia 23 de setembro. Para eles, a reforma proposta pelo presidente Michel Temer deveria, no mínimo, ter sido discutida com a sociedade, e não imposta através de uma medida provisória. 07/10/2016 - Foto: RODRIGO FÉLIX LEAL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO RODRIGO FÉLIX LEAL/Estadão Conteúdo Ocupação de estudantes no Colégio Estadual do Paraná

Uma assembleia realizada no Colégio Estadual do Paraná (CEP), na noite de sexta-feira (28), decidiu pela “desocupação da instituição”.

Durante a noite centenas de pais estiveram em algumas escolas para fazer uma rede de proteção aos alunos que estavam nas ocupações. O Colégio Pedro Macedo era uma dos que mais chamava a atenção pelo clima tenso que se formou, após o prédio ter sido ameaçado de invasão por integrantes do MBL na noite de quinta-feira (27).

Membros da diretoria fizeram um pronunciamento à imprensa próximo da meia-noite e mostraram a insatisfação com o acordo feito durante a tarde entre governo do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e Ministério Público Estadual. Havia uma expectativa sobre a aceitação ou não do acordo por parte do maior colégio do Estado, com mais de cinco mil alunos matriculados.

“Nossa posição em relação à proposta apresentada pelo Ministério público e Defensoria Pública é que ela não respeita e não compreende a horizontalidade do movimento das ocupações. Em nenhum momento concordamos com o apresentado pelas autoridades presentes, deixando evidente que a decisão não cabe a apenas um representante”, informaram.

Segundo os integrantes do movimento, o Ocupa CEP não pode se sobrepor à decisão tomada em relação às outras escolas que serão desocupadas. “Ocupa CEP não tem o protagonismo sobre as outras ocupações. Nos foi imposto um acordo que fere esta característica do movimento. Nos delegaram uma função que ofende o protagonismo das outras escolas da capital paranaense e não podemos concordar em manter a nossa ocupação em detrimento das de nossos companheiros”.

A direção da CEP também denuncia a mudança de rumo que a reunião tomou. “Nós fomos atraídos para uma reunião que deveria ser uma discussão de caráter emergencial sobre as reintegrações de posse. Porém, o que houve foi um coerção do Estado para a desocupação em massa, com a tentativa de centralizar os estudantes no Ocupa CEP e fragilizar o movimento secundarista”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.