EUA acusam Rússia de ainda enviar armas pesadas para leste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 13/02/2015 20h31

Washington, 13 fev (EFE).- Os Estados Unidos acusaram nesta sexta-feira à Rússia de continuar mandando “grandes quantidades” de armas pesadas e sistemas de defesa aérea para o entorno da cidade ucraniana de Debaltseve, e disseram que isso contradiz o “espírito” do acordo alcançado ontem em Minsk.

A porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, disse que o governo está preocupado com “os constantes combates ao longo da linha de contato, incluindo áreas com grande população civil” na Ucrânia, e as entregas de armamento da Rússia “nos últimos dias”.

“O exército russo enviou uma grande quantidade de artilharia e múltiplos sistemas de lançamento de mísseis para o entorno de Debaltseve, de onde está disparando. Também enviou sistemas de defesa aérea para perto de Debaltseve”, disse Jen em sua entrevista coletiva diária.

Em ambos os casos, os Estados Unidos estão “certos” de que se trata de sistemas “russos, não dos separatistas” pró-Rússia da Ucrânia, acrescentou ela.

“As unidades russas ao longo da fronteira com a Ucrânia estão se preparando para fazer uma grande entrega de provisões às forças pró-Rússia que lutam no leste da Ucrânia. Isto claramente não está no espírito do acordo assinado esta semana. Todas as partes devem mostrar contenção completa nos momentos prévios a (a entrada em vigor) do cessar-fogo no domingo, incluindo um fim imediato do assalto russo e separatista a Debaltseve e outras regiões ucranianas”, afirmou.

Jen ressaltou que os Estados Unidos mantêm a ideia de aumentar as sanções à Rússia ou entregar armamento ao governo ucraniano, embora a “preferência” seja de respeitar o acordo alcançado em Minsk.

O governo ucraniano acusou hoje os rebeldes pró-Rússia de lançarem uma ofensiva final para modificar a linha de separação de forças antes da entrada em vigor do cessar-fogo no domingo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.